Os 5 melhores lugares de Lisboa para comer e (principalmente) beber


Durante esses vinte e sete meses morando em Lisboa, já passei por muitos bares e alguns restaurantes. Poderia ter ido a muitos outros, porém eu sou virginiano demais pra mudar de hábitos, por isso essa lista só tem cinco itens, que eu fiz de uma maneira que ela acompanhasse o dia, desde o café da manhã até a última cerveja da noite. É possível, inclusive, fechar o ciclo saindo do último item da lista para o primeiro, provando que Mufasa estava certo. Eu digo porque fiz isso umas duas vezes. Então lá vai: os 5 melhores lugares para comer e beber na cidade das sete colinas.

1. A Padaria Portuguesa



Claro. O estereótipo se confirma. Portugueses sabem fazer pão. E A Padaria Portuguesa é o lugar onde se comem os melhores dos melhores. A filial em Telheiras é a mais bonita de todas, tem um jardim lindo e é ótima para começar um dia de ressaca. Mas é a filial da Avenida da Igreja que mora no meu coração, já que é lá que eu tomo café da manhã há um ano. E eu como o mesmíssimo menu há um ano: café, sanduíche misto no pão de centeio e suco de laranja, ou abatanado cheio, centeio misto e sumo de laranja, como se diz por aqui. Como é contra a lei do Universo sorrir antes do meio-dia ou sequer falar mais do que o necessário, esse não poderia deixar de ser meu lugar preferido pra tomar café da manhã, já que todos os funcionários já sabem o que eu quero e colocam tudo na bandeja respeitando o silêncio sagrado das manhãs. Se você acordou tarde e já quer comer algo pra servir de almoço, lá tem uns menus de salada ou de hambúgueres. Se não, a própria Avenida da Igreja é cheia de restaurantes.

2. Noobai Café

De tardezinha, já pra iniciar os trabalhos, indico o Noobai Café. É um bar/restaurante que fica no miradouro do Adamastor. Eles têm uma parte interna, mas é do lado de fora que você vê o pôr-do-sol mais fodástico da cidade.


Mesmo no inverno, vale a pena ficar do lado de fora, porque, além dos aquecedores nas colunas, eles oferecem umas mantas pra você não congelar. Pra esses momentos, eu recomendo o vinho quente com hortelã e canela. Ele não só esquenta como, dependendo da sua predisposição, rolam até umas sacações espirituais.

3. Stasha



Se você não tiver aproveitado o Noobai pra jantar, vá ao Stasha, no Bairro Alto. Todo mundo que passa por Lisboa tem que comer o salmão com arroz de cogumelo de lá. Não é caro e é delicioso. Pra acompanhar, peça um vinho verde chamado Muralhas de Monção. Tá feito. Mas antes de ir, reserve uma mesa, porque o lugar é pequeno e muito procurado.

4. Agito


Com o estômago devidamente forrado e talvez levemente embriagado do vinho, suba até a Rua da Rosa, no Bairro Alto e vá ao Agito. Esse bar se chamava Loucos & Sonhadores e ficava em outra rua. Depois de mudar de lugar, mudou também de nome, mas o espírito permaneceu. A decoração é completamente randômica. Na parede atrás do balcão tem uma réplica de um quadro que retrata a Vênus e a alguns centímetros uma cítara. O bar tem vários ambientes, um deles tem duas poltronas e uma prateleira com livros. Tem até um dicionário espanhol-búlgaro para posers. A trilha é sempre ótima e a cerveja gelada. Mas vale a pena bater o centro com um cálice de vinho do Porto, só pra tirar o mal.

5. Zeitnot



Agora a porra ficou séria. Esse bar não é pra qualquer um. Ele fica no segundo andar de um prédio numa rua completamente atípica para um bar. Só pra você se situar, ao lado tem uma agência dos correios e em frente uma igreja evangélica. Estando no segundo andar, você... toca a campainha. Depois de ouvir o peeeen, você empurra a porta e dá de cara com seis mesas de sinuca, um PlayStation e uma parada que parece um fliperama, mas é um alvo pra você jogar dardos. Eles oferecem também uns jogos de tabuleiro, ideal se você for um sedentário de merda que nem eu. Esse bar tem duas grandes vantagens: 1. fica aberto até às quatro da manhã e 2. todos os garçons se chamam João, o que facilita muito a manutenção do copo cheio em períodos de embriaguez avançada. Aí, dependendo do andamento da conversa com o João que estiver lá na hora de fechar, você estica o papo até o sol nascer e volta ao número um da lista.

0 comentários:

Postar um comentário