A semântica do terrorismo


Eu não converso com taxistas. Nada contra os taxistas. Na verdade meu problema é conversar. Não sou a pessoa mais sociável do mundo e sou ainda menos paciente do que sociável. Aí hoje eu precisei pegar um táxi. Eu disse aonde queria ir e o taxista muito simpático tocou em direção ao destino desejado. No segundo semáforo, ele começou:

- Eu li uma notícia há dois dias em que oficiais americanos chamavam o primeiro-ministro de Israel de covarde. Foram declarações anônimas, mas obviamente aquela era a voz do Estado americano. Eu digo isso porque na verdade covarde é o Obama e falar isso do Netanyahu é apenas projetar seus próprios defeitos nele.

E então eu cometi um erro: eu respondi.

- Talvez os oficiais quiseram dizer que o Netanyahu era covarde em relação aos palestinos, aos assentamentos na Cisjordânia, à força desproporcional dos bombardeios em Gaza...

Ele me interrompeu:

- Não, eles estavam falando em relação ao Irã. Netanyahu não foi covarde em relação ao Irã, uma ditadura que financia o terrorismo.

- Mas o Irã não é uma ditadura. Pode não ser o país mais livre do mundo, mas...

Ele me interrompeu de novo, visivelmente irritado:

- Oiça! Oiça! Os Estados Unidos querem permitir que o Irã possua centrífugas em troca de uma promessa de não agressão a Israel. Daqui a pouco eles constroem a bomba e aí eu quero ver.

Nessa hora eu chutei o balde:

- Mas se Israel tem um programa nuclear, por que o Irã não pode ter?

O homem ficou vermelho, aumentou o tom de voz e cuspiu o para brisa inteiro para dizer:

- Porque Israel é uma democracia e o Irã é uma ditadura religiosa que financia o terrorismo.

- E o muro? E os assentamentos? E as crianças que morreram em Gaza este ano? Não é terrorismo?

- Isso não é terrorismo, é medida de segurança nacional. Israel tem que se proteger dos inimigos. Israel está rodeado de inimigos, a profecia está se confirmando, quem é você pra questionar o povo escolhido por deus?!

O que eu poderia dizer em seguida, não sendo profeta nem parte do povo escolhido por deus? Restou-me apenas pagar os €7 e agradecer pelo serviço prestado.

0 comentários:

Postar um comentário