Clube da Esquina, Milton Nascimento e Lô Borges, 1972


Antes de escutar os discos semana a semana, escutei-os aleatoriamente, e quando passei por este, pensei: a semana desse disco vai ser longa. As músicas, no sentido melodia me agradaram em sua maioria, mas não me identifiquei com quase nenhuma das letras, a não ser um verso ou outro. Mas o que mais me incomodou nesse disco foi a voz do Milton Nascimento. Sempre fico sem fôlego quando escuto a voz dele, porque eu acho que ele também está. A Larissa quase me bate quando eu disse isso e a Karen também, mas o Minhoca concorda. Por isso as músicas do Lô Borges são mais significativas pra mim.

Porém, se esse disco está aqui nessa lista e, mais que isso, entre os dez primeiros, é porque deve haver algo nele que seja relevante para a música brasileira. E não estou negando sua importância. Mas como disse na descrição desse blog, as análises são extremamente pessoais, então, não é porque está na lista, e entre os dez primeiros, que vou gostar.

Devido a isso, esse vai ser, provavelmente, o menor post de todos, porque realmente quase nada nesse disco me chamou a atenção e não tenho muito o que falar das canções, nem das que eu “gostei” (aspas porque gostar em seu sentido literal seria um exagero). “Paisagem da Janela” e “Nada Será como Antes”, que talvez sejam as mais conhecidas desse disco, chamaram minha atenção, mas penso que seja somente pelo fato de serem conhecidas.

Mas me agradar mesmo, só “Trem Azul”, menos pela letra do que pela melodia; “Clube da Esquina nº 2”, que foi composta pelo Milton Nascimento – não por acaso, me agradou por ser instrumental –; e “Tudo que Você Podia Ser”, que parece ser uma crítica a alguém ou a um grupo de pessoas. Essa canção traz o verso mais contundente do disco: “Você ainda pensa e é melhor do que nada”. Como encontrar pessoas que realmente refletem e não só absorvem o que lhes dizem está cada vez mais difícil, esse verso se mantém atual, mesmo 40 anos depois de ser composto. A seguir o vídeo (com Lô Borges, embora no disco a interpretação seja do Milton Nascimento) e a letra dessa música.



Tudo Que Você Podia Ser
(Márcio Borges/Lô Borges)

Com sol e chuva você sonhava
Que ia ser melhor depois
Você queria ser o grande herói das estradas
Tudo que você queria ser

Sei um segredo você tem medo
Só pensa agora em voltar
Não fala mais na bota e do anel de Zapata
Tudo que você devia ser sem medo

E não se lembra mais de mim
Você não quis deixar que eu falasse de tudo
Tudo que você podia ser na estrada

Ah! Sol e chuva na sua estrada
Mas não importa não faz mal
Você ainda pensa e é melhor do que nada
Tudo que você consegue ser ou nada


FICHA

1. “Tudo Que Você Podia Ser” (Lô Borges/Márcio Borges)
2. “Cais” (Milton Nascimento/Ronaldo Bastos)
3. “O Trem Azul” (Lô Borges/Ronaldo Bastos)
4. “Saídas e Bandeiras nº 1” (Milton Nascimento/Fernando Brant)
5. “Nuvem Cigana” (Lô Borges/Ronaldo Bastos)
6. “Cravo e Canela” (Milton Nascimento/Ronaldo Bastos)
7. “Dos Cruces” (Carmelo Larrea)
8. “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo” (Lô Borges/Márcio Borges)
9. “San Vicente” (Milton Nascimento/Fernando Brant)
10. “Estrelas” (Lô Borges/Márcio Borges)
11. “Clube da Esquina nº 2” (Milton Nascimento/Lô Borges/Márcio Borges)
12. “Paisagem da Janela” (Lô Borges/Fernando Brant)
13. “Me Deixa em Paz” (Monsueto/Ayrton Amorim)
14. “Os Povos” (Milton Nascimento/Márcio Borges)
15. “Saídas e Bandeiras nº 2” (Milton Nascimento/Fernando Brant)
16. “Um Gosto de Sol” (Milton Nascimento/Fernando Brant)
17. “Pelo Amor de Deus” (Milton Nascimento/Fernando Brant)
18. “Lilia” (Milton Nascimento)
18. “Trem de Doido” (Lô Borges/Márcio Borges)
19. “Nada Será Como Antes” (Milton Nascimento/Ronaldo Bastos)
20. “Ao Que Vai Nascer” (Milton Nascimento/Fernando Brant)


1 comentários:

  1. Pra mim,a letra numa música é só um complemento,nunca dei importância nenhuma.

    ResponderExcluir