Modus Operandi do meu zine

Vi o primeiro zine (pelo menos vi sabendo que era um zine) em 2003. O Gerson me apresentou o Além-Mundo e eu decidi que seria daquela forma que eu canalizaria tudo que eu não conseguia dizer com a boca. De lá pra cá, fiz dezenas de zines, desde os mais simples e caóticos até uns que me disseram nem parecer zines de tão limpos e organizadinhos. O último que fiz foi "A Montanha de Estrelas Elétricas", que reúne os poemas que fiz quando da minha passagem por Medellín. Durante o processo de feitura do zine, fotografei cada passo e decidi fazer um tutorial de como se faz um zine. Mas, lembre-se, zine é liberdade. Esse jeito de eu fazer um zine é só um dos milhares. Então lá vai...

Materiais necessários: Computador (nem tanto), lápis/lapiseira, régua, cola bastão, tesoura, grampeador, borracha, isopor.

Passo 1: Escolha as figuras e digite os textos.


Passo 2: Imprima.


Passo 3: Meça com uma régua os limites das páginas e marque-os com lápis.



Passo 4: Recorte as figuras e os textos e cole (de preferência com cola bastão) nas páginas. É bom deixar um espaço de mais ou menos um centímetro entre o limite da página e o limite da figura ou do texto, pra que a máquina de xerox não corte.



Passo 5: Tire as cópias. Em Fortaleza o melhor lugar é o Edzil cópias (R$0,07 um lado, mas se você quiser grandes quantidades, eles fazem por R$0,06). Lá trabalhavam dois caras que eram muito bons e se envolviam com a ideia do zine. Eles se chamam Zacarias e Samuel. Mas eles não trabalham mais lá. Porém, tem o Cleiton, que faz o serviço direito, embora seja um pouco blasé. As páginas devem ser cortadas, e isso pode ser feito com a tesoura, mas é muito mais prático pedir pro Cleiton cortar na guilhotina.




Passo 6: Agora monte o zine. É necessário um grampeador. Se o espaço entre o lugar onde o grampo sai e a dobra do grampeador for igual ou maior ao tamanho da página, ótimo porque tudo ficará mais fácil. É só grampear.


Se esse espaço for menor, aí fica mais complicado, demorado e doloroso até, mas ainda dá. Além do grampeador, você vai precisar de um pedaço de isopor ou de uma borracha.


Abra o grampeador e coloque o zine entre ele e o isopor ou a borracha. Aí você grampeia. No isopor fica mais fácil, porque a borracha prende o grampo e fica mais difícil de tirar.


Quando você tira, o grampo fica assim:


Então você deve, com os dedos - ou com algum instrumento que eu não descobri ainda se existe -, dobrar as pontas...



 ...  pra que elas fiquem assim:


Passo 7: Distribuir. Mande carta, distribua para desconhecidos na rua, deixe despretensiosamente em lugares públicos ou simplesmente entregue pras pessoas que você conhece e que você acha que vão se interessar.



3 comentários:

  1. Tô esperando o meu ;)
    E um dia, quem sabe, me atreva a fazer um tb.

    bisous.

    ResponderExcluir
  2. Caracules, que massa.
    Aprendi a produzir o Zine, agora só falta a criatividade para texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem precisa ser com texto, cara, podem ser só imagens, colagens, frases soltas...

      Excluir