O que você faz quando deveria estar dormindo?



A propaganda da Ortobom diz que um terço da nossa vida a gente passa sobre um colchão. Supostamente estaríamos dormindo sobre esse colchão, considerando que um terço da nossa vida, proporcionalmente, equivale a oito horas por dia e que é recomendado a nós que durmamos durante essas oito horas.


Mas está cada vez mais difícil dormir oito horas por dia. Se passamos oito horas no trabalho, que na verdade são 12, porque precisamos de duas horas para ir e voltar e de mais duas pro almoço, e dormimos durante outras oito horas, então sobram quatro pra fazer qualquer outra coisa, que seria o lazer. Mas essas quatro horas normalmente são entre sete e 11 da noite, depois do trabalho, e provavelmente já estamos bastante cansados pra fazer qualquer coisa que não seja ficar em frente à TV ou ao computador.

E então nós tomamos esse tempo de dormir pra se divertir. É um luxo dormir oito horas e ainda ter um lazer decente. Se um cara chega do trabalho e quer ainda assistir a um futebol, ele tem que invadir uma hora ou duas de sono, porque na quarta-feira o futebol termina lá pra meia-noite, e depois ainda tem comentários, replays etc.

Outro dia, uma amigo num bar levantou um questionamento: "como a Red Bull consegue manter duas equipes de Fórmula 1?" Tá explicado! Com tão pouco tempo livre, só com energético pra aguentar a rotina de trabalho, estudo, lazer... Dormir fica pra depois, quando der tempo.

(Crédito da figura: Hipnos e Tânato, de John William Waterhouse (1874). Hipnos é o deus do sono na mitologia grega, e Tânato é seu irmão, personificação da morte.)

5 comentários:

  1. E o pivete chega pro avô dele em 2060 e pergunta: Vô, como era mesmo esse negócio de dormir?

    ResponderExcluir
  2. Temos que viver em vez de dormir, pois infelizmente deixar de trabalhar não é possível. Mas a lei do sexagenário está aí. Nos aposentamos aos sessenta. Rapaaaaaaaaaz pense numa farra grande que vai ser.

    ResponderExcluir
  3. Num deixe de me chamar pra essa farra não!

    ResponderExcluir
  4. ja tenho medo dos 30, imagine dos 60...

    ResponderExcluir
  5. É a velha questão do equilíbrio. Pensar que se aproveita melhor o tempo - o dia - dormindo menos, e achar que isso é viver mais, pode ser questionado, considerando que se não houver sono regular e de qualidade, vivemos menos! Pensa-se em ganhar algumas horas em cada dia e consegue-se, simultaneamente, perder alguns dias na vida! (...) Prefiro dormir!

    ResponderExcluir